Autor: Julián Vargas.
Técnica: Técnica mista (tecido, barbante, componentes eletrônicos).
Dimensão: 100cm x 70cm
Data: 08 de 2023
Esta obra é um desdobramento das discussões que emergem no grupo Entre Nós (@artec.entrenos), que busca explorar as conexões entre Arte, tecnologia e sociedade. Nos processos de materiais, o tecido é incorporado na arte contemporânea: a utilização do tecido na composição acrescenta uma dimensão tátil à obra, sendo que os fragmentos de tecido estruturam a pintura, imprimem uma sensação de autenticidade e textura, que remete à complexidade da natureza e à trama da vida. Essa técnica não apenas enriquece visualmente a peça, mas também cria um diálogo entre o plano bidimensional da pintura e a tridimensionalidade do tecido.
«Tecendo Rios» é uma obra de arte que combina técnica da pintura acrílica com tecido e arte interativa. A inspiração por trás de «Tecendo Rios» está enraizada na vitalidade dos rios e paisagens em contraste com a tecnologia e novos mídias. A dimensão é 100 x 80 x 6 cm (incluindo moldura), o que confere a esta peça presença marcante com cores, textura e elementos ricos em significado. A combinação principal de branco, azul e preto evoca instantaneamente a sensação de água, céu e terra.
Através da aplicação de pintura acrílica e o tecido, a obra captura a fluidez de rios, porem agregando elementos que destoam na paisagem (o fator humano e tecnológico). Os tons azuis suaves e profundos refletem a tranquilidade das águas, enquanto o branco transmite a luminosidade de elementos que se transferem a superfície. O preto, serve de contraste, agregando valor tonal e transmitindo profundidade.
Finalmente, para agregar interação, a obra conta com um circuito eletrônico incorporado através da placa de processamento Arduino, conectado com um sensor ultrassónico e um alto-falante de pequenas proporções. Quando o espectador se aproxima 40cm da obra de arte, é acionada a melodia de notas MIDI de: Asa Branca – Luiz Gonzaga, que retrata a crise de água no Brasil.